Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Viagem à Uyuni e Bolivia. 6º Dia, Laguna Colorada, Laguna Verde, Reserva Eduardo Avaroa

O 6ª dia de viagem foi espetacular! Conheci alguns dos lugares mais incríveis da Bolívia e, com certeza, da América do Sul, a Laguna Colorada e a Laguna Verde. Além disso, visitei outros interessantes pontos turísticos na Reserva Nacional Eduardo Avaroa: Árvore de Pedra (Arbol de Piedra), Geisers Sol da Manana e o belíssimo Deserto de Siloli.
Reserva Eduardo Avaroa, Potosi, Bolívia
Laguna Colorada, Reserva Eduardo Avaroa, Potosi, Bolívia

Deus ajuda a quem cedo madruga !

Esse foi o dia em que acordei mais cedo em toda a viagem. As 4:30hs já pulei cedo da cama. O motivo de madrugar foi poder chegar aos Geisers Sol da Mañana ainda cedo. A atividade nos geiseres é mais forte no início da manhã, logo que amanhece o dia. 

O pessoal do hotel foi muito gentil e adiantou o horário do desayuno que normalmente se iniciaria às 6:00hs para as 5:30hs. O café da manhã é simples mas de boa qualidade, vale destacar o pãozinho que é feito lá mesmo no hoter e sai na hora, é uma delícia.

Fui para o carro lá pelas 6:00hs. Estava um frio danado, menos de 0ºC. A água que ficou dentro do carro estava congelada e a água do limpador de parabrisa também congelou. Quando entrei no carro os vidros ficaram embasados e esse embasado congelou por causa do frio... demorou quase 15 minutos para o ar quente do carro começar a funcionar e o vidro desembaçar. E olha que nem era inverno, foi em fevereiro, em pleno verão.

 
Saí do hotel e segui para o Sul. Achei um “rastro” de trilha que aparentemente cortava caminho e fui acompanhando com o GPS. Foram cerca de 30 minutos seguindo em pleno deserto altiplanico. Como disse anteriormente, nesta região não existe uma estrada ou rota única, são várias trilhas e rastros de pneus que vão se entrelaçando e cruzando. Esta condução é bem arriscada e em alguns trechos existem depressões, erosões, etc.

Arbol de Piedra, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia.
Chegando as formações rochosas Arbol de Piedra, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia.

Arbol de Piedra

Logo adiante estavam as formações rochosas de onde se destaca a Arbol de Piedra (GPS -22.170232, -67.804570) que é uma rocha de cerca de 8 metros de altura em formato de árvore. Estava bastante frio ainda, como vocês podem ver nas roupas nas fotos. Lugar muito interessante e pitoresco. Este lugar passa um sensação de estar em outro planeta.


Corte a Laser? Formação Rochosa na Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia

Laguna Colorada, Parte I

Segui mais ao sul, rumo a Laguna Colorada. Cheguei à Laguna Colorada por volta das 7:30 da e fui ao mirante que fica no ponto (GPS -22.170232, -67.804570).

O interessante é que a laguna ainda não estava vermelha, estava muito cedo ainda...

Entenda, a cor da Laguna Colorada é gerada por microrganismos que vivem em sua água, e a cor destes microrganismos fica mais intensa com a luz do sol, especialmente no período entre 11hs e 15hs. Então como estava muito cedo a laguna ainda estava com uma “cor normal de lagoa" com águas escuras. Mesmo assim é belíssima! Com todo o entorno de montanhas e vales, forma uma paisagem deslumbrante. Na volta do passeio tive a oportunidade de ver a Laguna Colorada realmente “Colorada”.

As margens da Laguna está o posto de controle da polícia Boliviana, ponto GPS -22.173362, -67.818560, você se identifica e paga B$ 150 por pessoa para ter acesso ao parque. O atendimento foi  rápido e cordial. Também existe um banheiro neste posto, aproveite! A partir deste ponto se inicia a Reserva Eduardo Avaroa e a estrada (de terra) é demarcada tornando mais fácil a navegação. 

Laguna Colorada as 7:00am, reparem que a coloração ainda é de uma Lagoa Comum. Laguna Colorada, Bolívia.

Estrada que liga a Laguna Colorada a Laguna Verde. Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia.

Geisers Sol de La Mañana

Segui mais 30Km e encontrei os Geiseres Sol da Mañana, um dos lugares mais interessantes da viagem. É algo que todos que visitam esta região devem conhecer. Ainda estava muito frio e os geiseres estavam em “pleno funcionamento”. Na verdade há um ou dois jatos de vapor de água. Um desses jatos era muito forte e fazia um barulho muito alto, como o de um extintor de incêndio gigante. 

Parece um pintura moderna... Mas é o solo próximo aos Geisers Sol da Mañana, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Mais à frente estavam as interessantíssimas crateras com um tipo de lama borbulhante (parecia um mingau borbulhando, veja no vídeo abaixo), são várias e várias crateras... cada uma com uma lama de cor diferente, um lugar surreal. As cores no solo formadas por lançamentos de minerais eram de se admirar de tão bonitas. As fotos não ficaram tão interessantes... mas garanto que o lugar ao vivo é muito legal pois é uma experiência sensorial: visual + cheiro (enchofre principalmente) + ruídos (borbulhamento, jatos de vapor).

Fiquei impressionado com a falta de segurança do lugar... é bastante perigoso pois não existem delimitações ou cercas. Qualquer dia um maluco cai num buraco daqueles e será uma tragédia!

Geisers Sol da Mañana, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia

Laguna Salada e Piscina Termal

Segui viagem rumo sul em direção à Laguna Verde, que fica pertinho da fronteira com o Chile. No caminho está a Laguna Salada, também belíssima, onde está a piscina de água termal. Eu fiquei muito chateado porque esqueci de trazer roupa de banho e toalha... Esse deve ser o banho termal com a vista mais bonita do mundo! Neste local funciona uma pequena hospedagem e um restaurante/lanchonete.
Laguna Salada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Banho Termal. Laguna Salada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia

Deserto de Siloli, o deserto mais alto do mundo!

Em Seguida passei pelo Deserto de Siloli, o deserto mais alto do mundo. Formado por uma planície árida num vale com montanhas multicoloridas. Ano passado eu havia me encantado com o Cierro de Las Siete Colores em Purmamarca, Argentina. Mas estas montanhas eram 10 ou 20 vezes maiores e mais imponentes. Um espetáculo! As vezes eu olho essas fotos e nem acredito que fui eu que as tirei.  Nesta região alcancei a maior altitude da viagem 4.924 metros!
Deserto Siloli, Bolívia
Deserto Siloli, Bolívia.

Deserto Siloli, Bolívia

Maior altitude da viagem, recorde de viagem, 4924 metros. Deserto de Siloli, Bolívia.

Laguna Verde

Cerca de 40 minutos de deslocamento e cheguei em um dos lugares mais maravilhosos em que já estive: a Laguna Verde que fica aos pés do Vulcão Lincancabur. Este vulcão marca a fronteira com o Chile. A Laguna Verde é enorme e tem águas que nos lembraram o mar do caribe. Um verde claro com tonalidades azuladas. Lindíssimo!
Laguna Verde,  Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Este verde lindo, também é tóxico, porque é gerado por resíduos de cobre. Na Laguna não existe vida e por isso não há nenhuma planta nas suas margens ou flamingos se alimentando por ali. Ao lado da Laguna Verde está a Laguna Branca, também belíssima mas que acaba sendo ofuscada por sua irmã esverdeada. As margens da Laguna Verde fiz um lanche dentro do carro mesmo, porque no lado de fora o vento estava muito forte e frio. 
Laguna Verde,  Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia



Laguna Colorada, Parte II. Agora com águas vermelhas!


E ainda tinha um objetivo neste dia. Chegar na Laguna Colorada e ver a sua água na cor vermelha devido a incidência do Sol. Consegui! Saí da Laguna Verde as 13hs e as 15hs eu estava no 2º Mirante da Laguna Colorada. Após algumas horas de sol, a Laguna Colorada estava com uma água realmente colorida e avermelhada. Parece até que jogaram tinta na água. É uma paisagem maluca. A laguna com água avermelhada contrasta com trechos de vegetação (verde), partes com sal e gelo (branco), o céu (azul) e as montanhas (com tons pastéis). Eu vi um japonês que deve ter tirado umas 200 fotos... o cara não parava...

Laguna Colorada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Laguna Colorada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Laguna Colorada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
Laguna Colorada, Reserva Eduardo Avaroa, Bolívia
 Ao final do passeio e de um dia cheio voltei ao Hotel onde cheguei as 17hs. Na hora certa para tomar um chá e saborear um pão quentinho.


<< DIA ANTERIOR - CLIQUE AQUI                                     PRÓXIMO DIA - CLIQUE AQUI >>

LINKS ÚTEIS:

Mapa do trecho percorrido entre Hotel Tayka, Laguna Colorada e Laguna Verde



https://www.facebook.com/viagensaamericadosul





17 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostaria de saber em que época do ano vc fez essas fotos! Estou pensando em ir em junho, mas receio que a Laguna Colorada possa não estar tão vermelha nessa época de inverno, não sei se essa info procede... Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui em Fevereiro... Em Junho a Laguna Colorada pode estar congelada, porque está proximo do inverno... A vantagem é ver tudo nevado... fica muito bonito.

      Excluir
  9. Muito maravilhoso, lindo

    ResponderExcluir

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.