Muitas pessoas tem dúvidas sobre o que vale mais a pena adquirir, um motorhome ou um trailer? Esse tema é controverso e cada um tem sua opnião no mundo do caravanismo. É o mesmo que discutir política ou futebol, nunca se tem um consenso.
Mas, considerando, obviamente, o mesmo tamanho e capacidade de passageiros cada modelo tem suas vantagens e desvantagens.
Mas, considerando, obviamente, o mesmo tamanho e capacidade de passageiros cada modelo tem suas vantagens e desvantagens.
Nenhum modelo de veículo campista é completo e agrada a todos os gostos. E gosto é algo estritamente pessoal, cada pessoa vai valorizar mais certos pontos que outras e isso já justifica, na opinião delas, as suas escolhas.
Vamos considerar como base de comparação uma van convertida em Motorhome e um trailer de mesmo tamanho (a parte da casa) neste comparativo. Vou elencar 10 critérios básicos e vou tentar ser o mais imparcial possível para definir quem leva vantagem em cada critério.
1) Custo de Aquisição - Vencedor Trailer
Trailer 1 x Motorhome 0
Os traileres tem preços menores que motorhomes, mesmo considerando o custo de aquisição de uma picape 0km para puchar o conjunto. Se considerarmos a compra de uma picape seminova, o valor fica ainda mais atrativo. Entre os usados os traileres são ainda mais baratos, sendo possível encontrar modelos em muito bom estado de conservação por menos de 50 mil reais.
2) Custo de Manutenção - Vencedor Trailer
Trailer 2 x Motorhome 0
Os traileres não tem parte mecânica, somente a parte da "casa". Assim toda a manutenção que é necessária no motorhome (motor, parte eletrica, freios, etc.) não é necessária no trailer. Além disso o trailer fica parado no camping enquanto o veículo de tração fica livre para rodar e passear, assim ele "roda" menos e tem portanto menos desgaste.
No motorhome, se houver a necessidade de uma concerto mecânico "toda a casa" vai junto. Imagina você lá cozinhando na cozinha dentro da oficina... Geralmente neste caso você terá que ficar alguns dias num hotel ou pousada.
No trailer o veículo de tração fica na oficina concertando enquanto o trailer repousa no camping.
No motorhome, se houver a necessidade de uma concerto mecânico "toda a casa" vai junto. Imagina você lá cozinhando na cozinha dentro da oficina... Geralmente neste caso você terá que ficar alguns dias num hotel ou pousada.
No trailer o veículo de tração fica na oficina concertando enquanto o trailer repousa no camping.
3) Facilidade de revenda - Vencedor Motorhome
Trailer 2 x Motorhome 1
4) Guiando na estrada - Vencedor Motorhome
Trailer 2 x Motorhome 2
Os traileres são conhecidos por seus movimentos laterais de carroceria, isso gera um balanço que pode ser incomodo (e perigoso) em altas velocidades. A velocidade máxima de reboque geralmente não passa de 80km/h. Os motorhomes são muito mais estáveis e velozes.
5) Qual é o mais discreto - Vencedor Motorhome
Trailer 2 x Motorhome 3
Aí depende muito. Entretanto, os motorhomes PEQUENOS (considerados aqui nesta comparação) são bastante discretos, cabem em muitas vagas de rua, em praças, em vagas de restaurante. Por menor que seja o tamanho do trailer a soma do conjunto trailer, engate, veículo de tração geralmente é grande e chama a atenção. Todos sabem que tem um campista acampado ali. Assim é mais dificil praticar o "freepark" com trailer.
6) Segurança - Empate
Trailer 3 x Motorhome 4
Esse tema é controverso e, na minha opinião, sem vencedor.
Em um trailer, em caso de acidente, você está dentro de um veículo, uma gaiola de aço, está muito mais seguro. Por outro lado, na estrada é mais arriscado para dirigir um trailer...
Em um motorhome, você tem centenas de kilos de madeira e tranqueiras logo atrás de você, em caso de acidente onde você acha que a geladeira de 120 litros e 40 kg vai parar? Neste caso os motorhomes são menos seguros.
Em um trailer, em caso de acidente, você está dentro de um veículo, uma gaiola de aço, está muito mais seguro. Por outro lado, na estrada é mais arriscado para dirigir um trailer...
Em um motorhome, você tem centenas de kilos de madeira e tranqueiras logo atrás de você, em caso de acidente onde você acha que a geladeira de 120 litros e 40 kg vai parar? Neste caso os motorhomes são menos seguros.
Em um motorhome você estará mais seguro parando o veículo numa rua, num posto ou numa área deserta. Você não precisa sair do veículo para entrar na casa, como no trailer. Da mesma forma se você sentir que o clima não está seguro é só você sentar no volante e sair dirigindo. No trailer você terá que sair do trailer e entrar no veículo de tração se sentir um "clima estranho no ar".
7) Praticidade no Camping - Vencedor Motorhome
Trailer 3 x Motorhome 5
Você chega no camping com seu motorhome e para na vaga, acerta o veículo, liga a água e a luz. Pronto! Você está pronto para tomar uma gelada.
Seu amigo chegou junto com você num trailer puxado por uma picape. Com certeza ele ainda está manobrando o trailer de ré... depois ele terá que soltar o reboque, colocar o suporte do trailer no chão e só depois ligar a água e a energia.
8) Deslocamentos turísticos - Vencedor TRAILER
Trailer 4 x Motorhome 5
Este é, na minha opinião, o grande plus dos traileres. O motorhome quando estacionado no camping fica "preso" ligado à energia e água. Para sair dali você fica muito restrito. Algums campistas até levam pequenos carros rebocados, motos ou bicicletas para pequenos deslocamentos. Eu não sei, mas isso não faz muito sentido pra mim. Comprar uma casa rodante e rebocar um carro...
No trailer depois de instalado você tem o veículo de tração para fazer passeios turísticos à vontade. Conhecer tudo a sua volta com liberdade total.
9) Conforto - Empate
Trailer 5 x Motorhome 6
É um tema controverso, mas no que tange ao espaço e facilidade os traileres modernos tem o mesmo nível de conforto dos motorhomes. Camas, banheiros, água quente, ar condicionado, design interior. etc.
Em termos da questão espaço x custo de aquisição e manutenção os traileres levam vantagem.
Por outro lado muitos usuarios não abrem mão do conforto de sair do volante do motorista e já estar "dentro" da casa, enquanto que no trailer você tem que sair do carro e depois entrar no trailer. Esse movimento pode ser complicado em dias de chuva forte, neve, em lugares lamacentos, etc.
Em termos da questão espaço x custo de aquisição e manutenção os traileres levam vantagem.
Por outro lado muitos usuarios não abrem mão do conforto de sair do volante do motorista e já estar "dentro" da casa, enquanto que no trailer você tem que sair do carro e depois entrar no trailer. Esse movimento pode ser complicado em dias de chuva forte, neve, em lugares lamacentos, etc.
10) Consumo de Combustível - EMPATE
Trailer 6 x Motorhome 7
Obviamente que isso depende muito do pé de quem dirige. Entretanto, não é difícil pensar que o arrasto aerodinâmico é maior no conjunto trailer + picape do que numa van convertida em motorhome. Mas o motorhome pode ser muito pesado dependendo das tralhas que leva. Condiderando os dois veículos rodando a 80km/h essa é uma questão dificil de ser analisada pois depende de muitos fatores.
Você concorda com estes itens ? tem algo que podemos incluir na lista?
Você concorda com estes itens ? tem algo que podemos incluir na lista?
Saiba mais sobre as minhas viagens à América do Sul aqui no meu BLOG que traz muitas informações sobre as cidades que visitei, com dicas de hospedagem, GPS points, dicas para viajar de carro, restaurantes, vinícolas, lugares imperdíveis, etc.
Informações úteis
10 Lugares para Conhecer no Chile
10 Lugares para Conhecer no Atacama - Chile
10 Lugares para Conhecer em Mendoza - Argentina
10 Vinícolas em Mendoza
10 Estações de esqui mais baratas da América do Sul
10 Lugares para conhecer no Norte da Argentina
10 Lugares para conhecer no Salar de Uyuni - Bolívia
Gostaria de saber se posso viajar para o mercosul de trailer ou só de MH
ResponderExcluirolá amigo, vc pode viajar de carro, motorhome, ou carro+motorhome, é só ter a documentação dos veiculos em seu nome. Abcs.
ExcluirObrigado!
ExcluirOlá, moro em Foz do Iguaçu e atravesso sempre a fronteira com meu trailer ou com minha carretinha, eles pedem sempre a carta verde, ou seja, carta verde do carro e do trailer em seu nome ou com permissão do proprietário
ExcluirAmigo, boa noite. Você fez algum comparativo entre motorhomes e campers?
ResponderExcluirTenho sim... está no rascunho ainda. Mas foi bom vc me lembrar, vou revisar e publicar hoje. Fique de olho
ExcluirNossa adorei as informações. Obrigado amigo!
ResponderExcluirObrigado ! POr favor cura nossa pagina no Face e nos siga no Instagram
ExcluirAchei muito interessante seu post pois estou na cruel decisao trailer ou camper
ResponderExcluirA questao que vc poderia incluir no seu post seria mais detalhes do trailer que faz muito importancia
Carro reboque
Peso potencia tipo
Trailer
Melhoramentos na estabilidade na aerodinamica
O pendolo como amenizar sem restrigir.a velocidade
Obrigado amigo. Suas dicas são boas, mas iria deixar o artigo muito grande. Quem sabe escrevo um artigo mais detalhado nestes pontos.
ExcluirAumenta a segurança se vc puser o peso no trailer do centro do eixo pra frente, (respeitando o limite peso no engate). O que faz balançar é o peso muito na traseira. Há muito a respeito na internet, é só pesquisar, abraço...
ExcluirBoa Tarde!!!
ResponderExcluirAchei ótimo o seu texto explicativo, porém a minha duvida fica em relação as viagens pela América do sul, você sabe quais os documentos necessários para fazer uma viagem de trailer por toda ela???
Obrigado
Vc tem que ter o documento do veiculo em seu nome e fazer um seguro chamado seguro carta verde. Eu não sei se para o trailer tembém precisa deste seguro... o veículo de tração com certeza precisará
ResponderExcluirEM breve quero realizar o sonho de viajar muuuuito dentro da "minha casa". Estou iniciando minha pesquisa e pelo seu texto comecei bem! obrigada
ResponderExcluirDiscordo em partes:
ResponderExcluir1 - Quesito vendas: É mais fácil vc achar alguém que se interesse em pagar 60 mil num bom trailer do que custa 200 mil num motorhome.
2 - Versatilidade: Vc pode adquirir um teardrop novo, por exemplo, por 23 mil. Ele ocupará pouco espaço na sua garagem e exigirá pouco do seu veículo em termos de potência. Já os motorhomes....
3 - Impostos: Motorhomes pagam IPVA (caríssimo) e DPVAT. Trailer não..
Só uma observação não esqueçamos do pedágio.
ExcluirTambém queria fazer essa observação. Outra que acho necessário é que o quesito de ter o carro livre no caso de um trailer tem valor muito maior que os outros na hora de escolher, não apenas um ponto como acima. Mas valeu, sempre tive muitas dúvidas e a matéria me esclareceu muitos pontos. Obrigado.
ExcluirNossa caminhonete esta no nome da esposa e ela não é habilitada pra dirigir, eu que dirijo.
ResponderExcluirPra ir ao Uruguai teria complicação, mesmo estando ao meu lado?
Não tem nenhum problema , desde de que ela esteja junto com você.
ResponderExcluirBoa noite,muito bom tirei muitas duvidas estou quase na hora de começar a montar minha casa e sair de vez.Tenho 55 anos e quero fazer parte dessa grande familia,abraço a todos e vamos falando eu e minha esposa
ResponderExcluirGostei muito de seu post. Estou decidido a comprar um trailer Karman 380 com um Suzuki Vitara 2004 (Tracker da Chevrolet) Motor Peugeot diesel turbo 107 cavalos. Tem reduzida e tração nas 4 rodas Será que fica bom? Abs e parabéns
ResponderExcluirOlá amigo gostaria de saber se com trailer e possível viajar pra muitos países
ResponderExcluirEu acho que os dois tem suas vantagens e desvantagens, mas o fato de ter que levar sua casa junto para oficina já me faz preferir o trailer, tem pequenas desvantagens no treler que não chegam a incomodar muito como desatrelar o veículo de tração por exemplo, isso é só minutinhos e você não vai ficar todo dia fazendo isso, agora cozinhar dentro de uma oficina ninguém merece tô fora!
ResponderExcluirfaltou o comparativo dos impostos, ipva, seguro e taxa de licenciamento
ResponderExcluirAdorei as explicações!
ResponderExcluirTambém estou na fase de comprativo, mas faltou incluir que o motorhome aqui Brasil na sua maioria são mecânicos e a caminhonete tenho a opção de ser automática.
ResponderExcluirFora a questão de agregar outro IPVA e seguro pois o trailer na sua maioria me parece não ser habitual fazer seguro.
Estou decidindo se comprar treiler e ficar com minha SW4 ou motorhome
ResponderExcluir.
Ola!
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre carta verde para trailer. Uns dizem que precisa para os dois e outros so para o veiculo rebocador. Estou construindo um trailer para ser puxado por uma camioneta. Mas essa de carta verde para os dois me parece estranho. Na minha opinião uma vez atrelado tem cobertura para os dois veiculos.
Banheiro Trailer
ResponderExcluirA Projetos Especiais oferece o que há de melhor em: Locação de Painel de Led, Locação de Palcos, Iluminação, Som e dentre outros. Acesse o nosso site!
Gostos que geram controvérsias.
ResponderExcluirJá pensou se todos gostassem do Amarelo?
É a mesma coisa!
Se dinheiro não é problema, o MH é melhor pra quem já tá aposentado e vai "morar" na estrada, (alguns meses por ano ao menos, ou seja, o tempo também não é problema). Já se é só pra usar por 1 mês de férias no ano, toda vida o trailer é melhor...
ResponderExcluirBacana suas colocações, principalmente quando assume que gosto não se discute e a melhor escolha é, de fato, controversa. Para mim, o Trailer ganha fácil na questão de maior liberdade para sair e fazer passeios e pequenas viagens na região do camping, a manutenção é mais barata, não tem IPVA e posso ter todo conforto no trailer. Quanto a praticidade em estacionar no camping, no meu caso, não gera nenhum incômodo eu até gosto dessa parte... rsss. Como podemos verificar realmente gosto não se discute.... Abração!
ResponderExcluir