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segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Qual o melhor veículo para viagens e expedições na América do Sul?

Eu não tenho dúvidas que viajar com o veículo próprio traz uma sensação incrível de liberdade, de poder ir e vir na hora que quiser, de fazer seu próprio roteiro sem depender de agências de viagem e turismo.





Muitas vezes amigos e leitores do Blog me perguntam qual o melhor veículo para viajar pela América do Sul. Muitas pessoas acreditam que nosso continente requer super veículos para pode desbravar seus territórios. Para sanar alguns destes pontos resolvi escrever este post esclarecendo estes pontos.

Inicialmente é importante destacar que todas as viagens que eu fiz e relatei aqui no Blog foram feitas no esquema avião - carro alugado - avião. Ou seja, eu fui de avião até o destino, ou próximo dele, aluguei um carro e segui fazendo um roteiro circular, com partida e chegada na mesma cidade. Essa é a melhor opção se você tem 10 ou 15 dias apenas para viajar (que era o meu caso). O tempo e o custo de deslocamento do Rio de Janeiro até a Argentina, Chile ou Peru não compensariam sair daqui com o meu carro.

Então essa é a primeira dica importante, referente ao tempo de viagem, só vale a pena viajar com o seu carro pela América do Sul se você tiver pelo menos 30 dias para realizar o roteiro (exceto se você morar no RS e SC, o que já facilita o deslocamento).


Estrada de rípio - Norte de Argentina, no caminho de Tilcara para Iruya


Segunda dica importante. O melhor carro para viajar pela América do Sul é o que você tem na garagem. Obviamente, considerando que seu carro está em boas condições mecânicas. 

Você não precisa ter um veículo super equipado para conhecer a América do Sul. No nosso continente 95% das estradas para os principais atrativos são asfaltadas e 4,9% são de terra ou rípio (estrada de terra e pequenas pedras vulcânicas) transitáveis por qualquer veículo e cerca de 0,1% realmente são de terrenos acidentados, que exigiriam tração 4x4

Todas as viagens relatadas aqui no blog foram feitas com carros comuns, com tração 4x2. E com eles eu conheci lugares sensacionais. Assim, um veículo com tração 4x4 é um plus e não um pré-requisito.

Você pode chegar ao Ushuaia, Patagônia, Atacama, Machu Pichu com qualquer carro: Fusca, Kombi, Moto, Fiat Uno, etc. Não gaste com o HARDWARE (veículo), gaste com o SOFTWARE (viagem). Se você não tem um veículo offroad na garagem, viagem com seu Toyota Corola e ele vai te levar muito longe.


Estradas com neve exigem o uso de correntes para segurança
Mas, evidentemente, isso é uma questão do tipo de viagem que você pretende fazer. Se você quiser ir a qualquer lugar, dormir fazendo camping selvagem, visitar locais isolados, cruzar terrenos acidentados você precisará de um veículo adequado, com tração 4x4 e bem resistente. Muitos veículos 4x4 modernos (alguns são 4WD) não tem capacidade off road, são muito baixos, ou tem muitos "enfeites" que ficarão pelo meio do caminho na primeira erosão ou atoleiro.


Os veículos recomendados para aventuras

Essa é uma relação de veículos preparados para aventuras off road no Brasil e América do Sul. Todos tem boa capacidade off road e tem boa resistência.

- Toyota: Bandeirante, Hilux e SW4
- Mitsubishi TR4, Pajero Full, Pajero Sport, L200 e Triton
- Nissan: XTerra e Frontier
- Troller: T4 Troller
- Land Rover: Defender e Discovery
- Engesa: Engesa E4


Preparação do veículo

A preparação e a equipagem depende muito do tipo de viagem que você pretende realizar. Se vai acampar ou ficar em hotel. Do tipo de terreno que você pretende enfrentar. De quanto você deseja gastar.

Para um viagem aventureira, com alguns pontos de camping selvagem e cruzando locais afastados e inóspitos eu recomendo a seguinte preparação: GPS, Mapa, Bússola (aprenda a usá-la), bateria extra, cabo de bateria, 2 estepes, guincho, galão de combustível extra, kit de ferramentas, kit de emergência, roupas de frio extra (ou saco de dormir) e não se esqueça de levar água e comida de emergência (além da conta).

Veja neste post minha sugestão de kit de primeiros socorros e de emergência.

Dicas para condução segura em trechos off road - CLIQUE AQUI


Mais dicas para dirigir na América do Sul

Os posts abaixo trazem muitas dicas específicas sobre países e lugares:

Dicas para dirigir no Salar de Uyuni - Bolívia - CLIQUE AQUI

Dicas para digirir na Bolívia - Documentos - Polícia - Combustível - etc - CLIQUE AQUI

Dicas para dirigir no Atacama - GPS points - Mapas dos atrativos - CLIQUE AQUI




6 comentários:

  1. Se pensarmos em estradas principais, sua conta está correta. No entanto, só para informar, aqui no Paraná temos 20 mil km de rodovias pavimentadas e 99 km de rodovias não pavimentadas. Sem contar os caminhos off-road, que nos levam a ainda mais lugares. Então um carro com aptidão fora de estrada te abre um universo de possibilidades que está fora da maioria dos mapas. Quando fui para Ushuaia, pude conhecer muitos lugares que outras pessoas só foram com os passeios guiados. Isso porque eu tinha um bom GPS, mapas topográficos e um Jimny.

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    1. Amigo vc está certíssimo. Um 4x4 chega aonde outros veiculos não chegam. A intenção deste artigo foi o de abrir os olhos dos leitores no seguinte sentido, é possivel viajar e conhecer toda a América do Sul com um veículo comum. Muitas pessoas acham que precisam ter uma picape 4x4 ou um Jipe 4x4 para viajar na Argentina e Chile... não é necessário.

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  2. Sem falar na parte de gasto de combustível eu já videos de viagens pela patagonia em fuscas,veraneios e até de honda biz.O que vale é a coragem de ir e curtir a viagem .

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  3. Com certeza qualquer carro vai pelas estradas da América do Sul. Em 2016 fui de captiva 2.4 com minha esposa e mina filha de 1 ano para Santiago, saindo de Porto Alegre. Viagem maravilhosa. Peguei dois trechos longos. Um foi na ida, entre Buenos Aires e Mendoza, que foram 1100km(mesmo dia). Foi tranquilo por que era quase tudo duplicado. Na volta o trecho entre Santiago no Chile e Rosário na Argentina foi meio complicado. Foram 1400 km, onde sai 4 horas da manhã e cheguei meia noite. Total horas de muito cansaço. O que complicou foi que mais próximo de Rosário , quando não era mais duplicado, peguei muito caminhão escoando safra. Nunca tinha visto tanto caminhão. Cheguei em Rosário sem sentir o calcanhar do pé direito e a ponta dos dedos. Mas a viagem foi ótima. Como fomos final de agosto e voltamos em setembro, pegamos um pouco de neve no Chile. Próxima viagem vai ser a volta nas Américas... ainda estou planejando a viagem... até mais!!!

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  4. Pois é, sim e não. Lembro que na estrada entre Puerto Yungay e Vila O.Higgins encontrei dois motociclistas argentinos, levemente machucados por quedas com suas Tornado Honda 250. O rípio de pedras soltas e grandes complicou em alguns trechos. Na volta,na subida da saída de Puerto Yungay, também vi outro moto deitada e um carro Peugeot atravessado na lama de chuva recente. Minha Amarok bundona passou numa boa!

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