Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mendoza - Alta Montanha - Parque Nacional Aconcágua - Cristo Redentor - Puente del Inca

Mendoza - Alta Montanha - Parque Nacional Aconcágua - Cristo Redentor - Puente del Inca

Roteiro de Alta Montanha - Mendoza

Este passeio é um dos mais tradicionais em Mendoza. Pode ser contratado em uma agência de turismo ou ser feito de veículo próprio ou alugado. Os pontos turísticos são bem sinalizados e todos ficam às margens da Ruta Nacional 7 que liga Mendoza à Santiago no Chile. A estrada em si já é um grande atrativo. As paisagens são belíssimas! Montanhas nevadas, lagos, rios, bosques, etc.  Este passeio pode ser feito em um único dia tranquilamente. Saia bem cedo!
Opcionalmente, você pode incluir no roteiro o Parque Nacional Villavicencio e a Ruta de Las 365 Curvas. Foi o que eu fiz. Veja mais sobre este roteiro AQUI.


Ruta Nacional 7 - Mendoza Argentina
Ruta Nacional 7 - Mendoza Argentina
Ruta Nacional 7 que liga Mendoza (Argentina) à Santiago (Chile) - Mendoza Argentina
Ruta Nacional 7 que liga Mendoza (Argentina) à Santiago (Chile) - Mendoza Argentina
Na noite anterior ao passeio choveu muito em Mendoza, e chuva em Mendoza significa neve na montanha. Assim as montanhas por todo caminho estavam lindas, todas branquinhas e nevadas. Foi um passeio incrível, com direito à avalanche e tudo...



 Represa de Potrerillos


O primeiro atrativo no caminho é o Lago da Represa de Potrerillos localizado na cidadezinha de Potrerillos. Este é um belíssimo lago de águas cristalinas encravado na Cordilheira Pré Andina. No lago é comum a prática de vários esportes náuticos, inclusive vela. O Rio Mendoza desemboca suas águas neste lago e é um ponto ideal para a prática de Rafting.  Veja AQUI como foi o meu Rafting no Rio Mendoza.


Lago da Represa de Potrerillos - Mendoza Argentina
Lago da Represa de Potrerillos - Mendoza Argentina
Lago da Represa de Potrerillos - Mendoza Argentina
Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina
Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina

Puente del Inca


Mais adiante, localizada às margens da RN 7, está o Pueblo de Puente del Inca (GPS: -32.824786, -69.911288). O principal atrativo da pequena vila é a Puente del Inca, uma ponte natural de rocha, uma incrível formação geológica natural. Constituída de sedimentos que se solidificaram sobre uma antiga geleira, esse processo levou centenas de anos. Com o derretimento do gelo a ponte consolidada de sedimentos se tornou visível. Além da exuberância geológica, as belas cores das rochas impressionam. São o resultado dos minerais que escorrem junto com a água que pelas rochas.


Puente del Inca - Localidade do Pueblo Puente del Inca - Mendoza Argentina

Cerro Aconcágua

O Aconcágua é a maior montanha do Hemisfério Sul. O centro de visitantes do Parque Provincial Aconcágua fica às margens da RN 7, bem próximo à Puente del Inca. A visita mais comum é uma pequena caminhada até o mirante do Aconcágua (cerca de 45 minutos ida e volta). A caminhada é de nível fácil (o que dificulta é a altitude, próxima dos 3.000 metros) mas a paisagem é belíssima.
Eu sempre achava bobagem quando lia depoimentos de pessoas que estavam aos pés de grandes montanhas e que falavam do seu "poder", "personalidade", tratavam a montanha com um "ser vivo". Mas, amigo leitor, estando ali perto, sentindo um vento cortante e gelado que sopra das entranhas dos Andes, dá mesmo pra sentir que a montanha tem uma energia muito forte. É imponente e belíssima e você se sente uma formiguinha insolente.  
Monte Aconcágua - Mendoza Argentina
Para passeios no Aconcágua existem muitas opções oferecidas por operadoras de turismo de aventura em Mendoza, como trekkings  e cavalgadas de 1 dia, 3 dias até uma semana, onde se pode chegar à base da montanha, ou até, para os experimentados a escalada do Monte Aconcágua. Veja mais informações sobre Trekkings e Excursões AQUI.


Estação de Esqui de Los Penitentes

No caminho em direção ao Chile está a Estação de Esqui de Los Penitentes -32.824786, -69.911288 distante 180Km de Mendoza. Trata-se de uma estação de esqui simples e com preços bem em conta, possui 5 opções de hospedagem, desde as mais luxuosas às mais baratas. É uma boa opção para o inverno e para aprender a esquiar. É mais barata que as estações de esqui grandes e badaladas e por ser de pequeno porte, tem muitas pistas para iniciantes. Obviamente não havia neve nas pistas e a estação estava fechada, pois viajei em Fevereiro de 2015 em pleno verão. Veja AQUI uma experiência de viagem nesta pista de esqui.
Los Penitentes - Fonte: www.elportaldemendoza.com - Mendoza Argentina
Mapa de Pistas de Los Penitentes - Fonte: www.mappery.com  - Mendoza Argentina

Cristo Redentor de Los Andes 

Ponto final do roteiro de viagem, localizado no Paso Uspallata, fronteira entre Chile e Argentina. Este é um passeio imperdível pelo visual e aventura. O seu acesso fica na RN7 na Vila (Pueblo) de Las Cuevas que é a última cidadezinha argentina antes da fronteira com o Chile. Lá mesmo eu fiz um bom almoço num comedor na beira da estrada com incrível vista para os Andes nevados
As operadoras de turismo de Mendoza incluem esta visita no “Tour de Alta Montanha”, mas algumas não incluem a subida ao Cristo no pacote, você precisa contratar um carro em Las Cuevas, ou ir de carro próprio (ou alugado). A estradinha de terra que parte de Las Cuevas é uma atração à parte e vai serpenteando os Andes. Em dias de bom tempo qualquer carro consegue percorrer a estrada.

A Avalanche...

Neste dia, como disse, havia nevado e não foi possível ir até o alto pois o caminho estava fechado e perigoso, segundo o comerciante que tem uma loja de brindes logo no portal de acesso a estrada que leva ao Cristo. Eu estava de carrinho 4x2 e resolvi arriscar subir até onde dava. Importante! no inverno esta estradinha se torna perigosa, devido à neve, ao solo escorregadio e à possibilidade de avalanches. Informe-se bem antes de se aventurar na subida e não trafegue sozinho por ela.


Eu subi bastante, o suficiente para ter uma visão maravilhosa do Vale que cerca Las Cuevas e tirar lindas fotos. A estrada estava sem neve mas bastante molhada devido ao derretimento da neve (era cerca de meio dia). Em alguns lugares a água escorria com vontade pelo meio da pista. A subida foi ficando bastante perigosa, em um certo momento o carro foi atingido por uma bloco de neve e percebi que estava acontecendo uma pequena avalanche de blocos de neve e rochas pequenas.
Com o derretimento da neve as placas estavam se soltando e gerando esses "derrumbres". Fiquei muito assustado, e dei ré rapidinho. Vi que a avalanche não foi tão grande assim e resolvi descer rápido e olhando sempre para a encosta, onde pude perceber outras pequenas avalanches.

Então cuidado neste trecho. principalmente em dias de neve.





5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal ,estou analisando a possibilidade de ir para la
    Em los Penitentes tem supermercado o mais proximo esta a q distancia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, estava viajando :)
      Amigo em Los Penitentes não tem supermercado, é um Vila. O mais próximo fica em Mendoza mesmo. Mas lá deve ter algum comercio local

      Excluir

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.