Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2015

Parque Nacional Talampaya - Canion Arco Iris - La Rioja

Neste dia o meu plano original era conhecer a Laguna Brava no Norte da Província de La Rioja, distante cerca de 250Km ao Norte do Parque Nacional Talampaya, mas seria um deslocamento muito longo em um único dia (cerca de 500Km ida e volta no mesmo dia) e acabei mudando meus planos. Decidi conhecer outra atração do Parque Nacional Talampaya, o Canion Arco Iris na parte da manhã e seguir viagem para Mendoza à tarde.


Paisagem no caminho ao Canion Arco Iris - Parque Nacional Talampaya

Paisagem no caminho ao Canion Arco Iris - Parque Nacional Talampaya
A exploração turística em Talampaya é privatizada e a empresa que faz o passeio ao  Canion Arco Iris é diferente da empresa que faz os passeios ao Canion Talampaya (atração mais conhecida do parque, que conheci no dia anterior, veja AQUI como foi). O Centro de Visitantes para o Canion Arco Iris fica na RN 76 (nas coordenadas GPS: -29.883183,-67.929196) localizada 13 Km mais perto de San Agustin.

Parque Nacional Talampaya
Eu sai cedo de San Agustin de Valle Fértil (veja AQUI mais informações sobre esta cidade), depois de 10 minutos de estrada peguei uma chuva muito forte, um baita temporal, daqueles que dificultam a visibilidade. As 9:30h eu já estava no Centro de Visitantes do Canion Arco Iris onde o tempo estava aberto. Vale destacar que a RN 76 é uma estrada muito boa, quase toda reta e plana, além de ter paisagens muito bonitas, assim a distância de 107 Km entre San Agustin e o Centro de Visitantes é percorrida sem maiores traumas. É um belo passeio com paisagens muito bonitas e diferentes das que temos no Brasil. 
Caminho para o Canion Arco Iris - Parque Nacional Talampaya

Parque Nacional Talampaya
Parque Nacional Talampaya
Diferentes cores encontradas no Canion Arco Iris - Parque Nacional Talampaya
Parque Nacional Talampaya
Aquela chuva forte que peguei causou o cancelamento dos passeios na Reserva Ischigualasto e no Canion Talampaya. Dei muita sorte pois fiz estas duas visitas no dia anterior. Com a chuva o passeio ao Canion Arco Iris também estava ameaçado e dependia da liberação dos guarda-parques que foram fazer uma vistoria. Foi quase uma hora de espera e felizmente o caminho estava livre e sem alagamentos.


O passeio de Van que tem um custo de 180 pesos mais o valor da entrada do parque. Aproveitei o ticket de entrada no parque, comprado no dia anterior na visita ao Canion Talampaya (o ticket tem validade de 48 horas e serve para qualquer atração ou passeio no parque). 


Entrada do Canion Arco Iris - Parque Nacional Talampaya

Canion Arco Iris, Parque Nacional Talampaya

Canion Arco Iris, Parque Nacional Talampaya

O trajeto até o Canion dura cerca de 50 minutos. Achei ruim o fato da van não ter ar condicionado, circulamos com as janelas abertas. Em boa parte do caminho o veículo percorre um leito seco de rio (dá pra entender que se chover forte o caminho pode ficar fechado). Nesta região da Argentina é comum estes leitos secos de rio. Aqui maioria dos rios é temporária, formada pelo degelo dos Andes ou pelas chuvas, que são muito raras. Chegamos à entrada do Canion Arco Iris e logo é possível entender o nome. “Canion” porque literalmente percorre o leito seco de um rio emoldurado por paredões de rocha e “Arco Iris” pelas diversas cores de rocha destes paredões.

Canion Arco Iris, Parque Nacional Talampaya

O Canion Arco Iris não é tão grande e imponente como o Canion Talampaya. O Canion Arco Iris é menor, tem paredes de até 50 metros de altura e largura de 20 a 100 metros, mas se trata de um passeio diferente porque aqui você caminha pelo canion a dentro e vê bem de perto sua paisagem diferente.


Canion Arco Iris, Parque Nacional Talampaya
As cores nos paredões de pedras vão do verde ao vermelho tijolo, passando pelo preto, branco e bege, cinza. Os desenhos formados são resultado da “verticalização” de camadas de sedimentos (de diferentes cores) que formaram aquela rocha. As forças tectônicas empurraram pra cima estas placas de rocha que antes estavam na horizontal e que formavam o fundo do mar.
 
Canion Arco Iris, Parque Nacional Talampaya


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Lindissimo mesmo !! vale a pena conhecer !!

      Inspire-se tambem com meu Instagram @americadosultrip

      Excluir
  2. quantas coes em um só lugar, Deus realmente é perfeito ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo demais né !!
      A idéia é inspirar e motivar aos leitores do Blog! Inspire-se tambem com meu Instagram @americadosultrip

      Excluir
  3. Ola!!!Adorei seu blog. Estou pensando em visitar esses parques em setembro próximo e gostaria de saber se é possível fazer esses passeios de ônibus a partir de San Augustin. Você saberia me informar? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Ótimos posts e dicas das visitas aos parques! Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.