Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Mendoza - Rafting no Rio Mendoza

O meu primeiro dia em Mendoza foi emocionante! Dia de Rafting no Rio Mendoza em plena Cordilheira do Andes!

Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina

Acordei cedo, depois de uma péssima noite de sono. Isso por conta do barulho e falatório do hostel em que fiquei hospedado, o péssimo Hostel Suites Mendoza. Tanto é que eu acabei cancelando a minha hospedagem e indo para outro lugar.
 
O rafting seria as 15 hs e eu não tinha nada programado para a parte da manhã... Estava chovendo muito em Mendoza, eu temi até pelo cancelamento do Rafting.
Sem nada pra fazer e com o carro alugado, resolvi percorrer a estrada de montanha entre Mendoza e Uspallata, pela RN 52, caminho conhecido como “Ruta de Las 365 Curvas”. Mas já no caminho, na saída de Mendoza, a chuva apertou muito. Parei num centro de informações turísticas e fui desaconselhado a seguir caminho porque a estrada era de terra e com a chuva forte se tornava perigoso. Além disso, eu não poderia curtir muito o visual pois a montanha estava envolta em pesadas nuvens. Esse passeio ficou para outro dia, veja AQUI.
Aproveitei o resto da manhã para resolver algumas coisas de viagem. Trocar dólares, comprar coisas na farmácia, dar uma caminhada pelo centro da cidade, etc. Almocei no Restaurante Monkey, lugar com ótimo WIFI, baratinho e com comida razoável (tipo prato feito). Nada demais, bom “bate-entope”.

O Rafting no Rio Mendoza com a Argentina Rafting
No início da tarde segui para a montanha. Peguei a  RN7 em direção à Cordilheira dos Andes rumo a cidade de Potrerillos. Apesar da chuva constante em Mendoza, na montanha o tempo estava aberto e ensolarado. As paisagens dessa estrada são lindas e é um passeio imperdível. Esta é a mesma estrada do Passeio de Alta Montanha (VEJA AQUI - "ainda vou postar").

Paisagens na RN 7 - Mendoza Argentina
Paisagens na RN 7 - Mendoza Argentina



Paisagens na RN 7 - Mendoza Argentina
Paisagens na RN 7 - Mendoza Argentina
 
Poucos quilômetros à frente cheguei a  bela Lagoa Potrerillos onde fica a cidadezinha de mesmo nome. Logo adiante na RN7 (entrada na RN7 nas coordenadas GPS: -32.936417, -69.215747) está a sede da Argentina Rafting (sede nas coordenadas GPS: -32.937875, -69.207662). Esta empresa é uma das principais operadoras de rafting e turismo esportivo em Mendoza, com opções de cannoping, cavalgadas, trekking, etc. Veja AQUI o site.


Lagoa Potrerillos - Mendoza - Argentina
Lagoa Potrerillos - Mendoza - Argentina


Lagoa Potrerillos - Mendoza - Argentina
Lagoa Potrerillos - Mendoza - Argentina
Villa Potrerillos - Mendoza Argentina
Villa Potrerillos - Mendoza Argentina
A Argentina Rafting tem uma mega estrutura. Tudo muito bonito, amplo e confortável, com restaurante, bar, vestiários, uma bela varanda com vista para as montanhas e para a Lagoa de Potrerillos. Esta lagoa é a foz do Rio Mendoza, o mesmo rio em que é feito o rafting. Haviam muitos turistas por lá aproveitando o visual, almoçando, lanchando, tomando cerveja. Um clima de “buena onda” (como falam os argentinos). Os serviços da empresa são bem avaliados no site Tripadvisor, veja AQUI.

Visão "aérea" da Sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina
Sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina
Sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina
 
Restaurante na sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina


Sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina
Sede da Argentina Rafting - Potrerillos Argentina

Os preparativos para o Rafting no Rio Mendoza
Ao chegar eu preenchi um documento que é o seguro de acidentes pessoais e que cobre qualquer problema durante a excursão. Depois você é encaminhado ao vestiário onde pode alugar um armário (o valor pago é devolvido ao final do rafting).
No início da atividade o grupo de participantes, cerca de 30 pessoas, recebeu instruções básicas do guia líder da excursão. Depois nos entregaram roupas e botas de neoprene, coletes salva vidas, casacos e capacetes.  
Com todos “uniformizados” seguimos em um ônibus que seguiu pela RN7 subindo ainda mais a cordilheira. Durante o trajeto recebemos informações de segurança, passadas pelo responsável pela segurança da excursão. Ele iria acompanhar-nos durante a descida utilizando um caiaque.
Chegamos finalmente no ponto onde se inicia o rafting. Ali o grupo foi separado em grupos menores, de 6 a 5 pessoas. Cada bote tinha um guia. Este guia é o "capitão" do bote. Responsável por conduzir e liderar a equipe de cada bote. Antes de irmos pra água ele também nos passou informações sobre os comandos e manobras básicas de rafting.

O guia do nosso grupo era italiano, um cara muito legal. Inicialmente ele tratou de acalmar a todos dizendo “nós fazemos isso todos os dias, somos especialistas, vocês não precisam temer nada”. Sinceramente, era algo que eu precisava ouvir naquele momento. Estando ali, às margens do Rio Mendoza, ouvindo o ruído de suas águas velozes e barrentas a adrenalina já começava a circular forte nas minhas veias. Sabe aquele momento que nos perguntamos “o que eu estou fazendo aqui?” , mais ou menos isso...
E lá vamos nós – O Rafting no Rio Mendoza
Entramos na água e na primeira pisada no rio já deu pra perceber o que nos esperada. O frio da água... Dava pra gelar cerveja... A água deste rio é formada por águas de degelo das montanhas dos Andes. Então, imagine o frio... Em compensação o sol estava muito forte ajudava a reequilibrar a balança.

Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina

Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina


Rafting no Rio Mendoza - Mendoza Argentina
A descida iniciou e passamos por corredeiras tranquilas. Aproveitamos para treinar os comandos básicos (frente, trás, remos fora, sentar no fundo). No meio do percurso o rafting ficou mais emocionante, com corredeiras rápidas, muitas curvas, pequenas cachoeiras e rochedos. Foi muito legal e desafiador. A adrenalina ia a mil na hora de superar uma cachoeira ou obstáculo... “Vamos ticos, remem!! fuerte!! fuerza!!” ... gritava o guia do nosso bote...




 

 
 Ao todo são cerca de 60 minutos de descida. Foi emocionante mas muito seguro. Esta é uma corredeira intermediária então a chance do bote virar ou de cair alguém na água é pequena. Além disso, com todo o equipamento, os guias de segurança nos caiaques, você se sente muito seguro.





No final do rafting paramos num trecho tranquilo, era o final da festa. Desembarcamos e retiramos o bote da água. Seguimos de ônibus por 5 minutos até a Base de Operações, onde pude tomar um ótimo banho quente. Esse banho foi fundamental porque eu estava com as mãos e pés gelados! Depois devorei um café con leche e 2 medialunas para complementar o "processo de aquecimento" tendo a bela vista da Lagoa de Potrerillos ao fundo. 


 
As fotos de toda a aventura no rafting são tiradas pela equipe da Argentina Rafting, que fica em terra em pontos estratégicos da descida. Assim vc não precisa se preocupar em levar sua câmera. O CD com fotos pode ser adquirido na loja do centro de visitantes, por 160 pesos (cerca de 12 dólares).  Você informa o nome do seu guia e recebe as fotos específicas do seu bote. Todas as fotos do rafting publicadas neste post  (parte aquática) são fotos deste CD. Vale a pena comprar e levar estar recordação.

 
Este passeio valeu muito a pena! Foi uma das melhores experiências desta viagem! A equipe toda da Argentina Rafting é 100%. Os guias são ótimos e nos transmitiram muita segurança. A estrutura é excelente e você pode curtir um ótimo dia e se divertir muito.
Mais informações – O Rafting no Rio Mendoza.
Site da Argentina Rafting: http://www.argentinarafting.com/
E-mail de contato: info@argentinarafting.com

Tel: 0054 (261) 429 6325

Geolocalização (GPS):
Tipo: Rafting de 1/2 dia (3 horas), trecho percorrido: 12 km, 1 hora de navegação aproximadamente
Dificuldade: Clase II+ (moderado)
Idade mínima: 12 anos
Tarifa por pessoa:  $ 350 pesos
Translado desde Mendoza: $ 150 pesos
Inclui: Roupa e bota de neoprene, coleta salva vidas, capacete, guia bilíngue, mini curso de rafting, caiaque de apoio, fotografia profissional, seguro contra acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.