O 9º dia marcou o início do fim da viagem. Manhã livre em Sucre e as 17hs o vôo para Santa Cruz de La Sierra, de onde eu retornaria para o Rio na manhã do dia seguinte.
Sempre é triste quando uma viagem chega ao fim. Ao mesmo tempo, fiquei feliz por voltar para casa, para as minhas coisas. Que saudade do arroz com feijão, chega de pizza!
|
Parque Cretácico, Sucre, Bolívia |
Acordei sem pressa, fiquei na boa e barata pousada, Casarte Takubamba, tomei um bom café da manhã. Reservei a manhã para conhecer o Parque Cretácio (cretácico em espanhol).
|
Pousada Casarte Takubamba, Sucre, Bolívia. |
|
Parque Cretácico, Sucre, Bolívia |
Em Sucre foram descoberto vários fósseis de dinossauros em uma localidade próxima à cidade. Além dos fósseis, centenas de pegadas, vários rastros que são visíveis num paredão de rocha vertical!. Imagine agora... como aquelas pegadas foram parar, fossilizadas, num paredão de rocha que ficou, depois do movimento das placas tectônicas terrestres, numa posição vertical... Achei isso incrível!
|
Pegadas de dinossauro no paredão de rocha. Sucre, Bolívia. |
O parque é "engraçadinho", excelente para a criançada de todas as idades. Têm várias estátuas em tamanho real de dinossauros, são surpreendentemente bem feitas, parece coisa de parque da Disney. A estátua do brontossauro é imensa, tem cerca de 25 metros de comprimento e uns 15 metros de altura. É grande mesmo! Veja na foto abaixo, eu tenho 1,90m e sumi perto da "patinha" da estátua. O tiranossauro rex também se destaca, muito realístico e bem feito.
|
Parque Cretácico, Sucre, Bolívia |
|
Parque Cretácico, Sucre, Bolívia |
Na volta tive que abastecer o carro antes devolvê-lo na locadora. Ai eu tive o único "incidente" da viagem. Como eu fui para o deserto ainda tinha os 3 galões de 20 litros de gasolina (já vazios) no bagageiro do carro (Susuki Jimny 4x4). Então percebi que um dos galões ainda tinha uns 3 litros e eu, muquirana, decidi colocar no tanque. Usei a mangueira que levava para fazer sucção, só que tinha um pouco de gasolina dentro da mangueira, quando fiz a sucção com a boca entrou gasolina em tudo, nariz, boca, engasgei feio! ardeu tudo! cara... é horrível... fiquei lavando a boca com água um tempão. Tossindo gasolina (acho que foi para o pulmão...). E o FDP do frentista boliviano rindo... Fiquei com bafo e gosto de gasolina na boca por horas...
Do posto fui a Biz devolver o carro. A devolução na locadora foi super tranquila, sem nenhuma problema ou $urpre$a desagradável. Bati um papo com o Pablo que ficou muito orgulhoso das aventuras que o seu Jimny me proporcionou. Recomendo fortemente a Biz Rent a Car e o Pablo seu gerente, excelente atendimento.
|
O carro que aluguei, antes da viagem, ainda limpinho. |
Depois de devolver o carro, andei 2 quarteirões até a pousada e agora, sem o companheiro de viagem, caiu a ficha: a viagem estava no fim... Eu sempre fico meio deprimido no final de uma viagem, a volta a rotina, ao estresse do dia a dia, etc.
Sai da pousada às 16hs para o aeroporto. O taxista era uma figura, era flamenguista doente (como eu) e fazia parte de uma torcida organizada de Sucre: Fla-Sucre. Agora entendo porque dizem que tem flamenguista em todo lugar. O cara estava empolgado por conversar sobre o Flamengo com alguém que era flamenguista como ele. Ele me disse que iria a La Paz para ver o jogo do Flamengo com o Bolívar pela Libertadores (o Flamengo acabaria perdendo o jogo por 1x0). Ele tinha um adesivo no taxi dizendo, em espanhol, Flamengo até morrer!
Vôo tranquilo pela Amaszonas, saiu na hora, chegou na hora, sem turbulências. Em Santa Cruz de La Sierra fiquei novamente na boa Pousada Residencial Ikandire. Esta pousada /hostel é muito bem localizada, a 20 metros da praça principal da cidade, onde fica a belíssima Catedral de Santa Cruz.
|
Residencial Ikandire em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia |
Jantei no Pub Estacion Rock que fica em frente a praça e a uns 50 metros da pousada. Pub legal, segundo o atendente geralmente rola show de rock, mas neste dia estava sem musica ao vivo pois era domingo. Comida boa, boa companhia e cerveja gelada. Tudo que necessito para ser feliz.
|
Estacion Rock, Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. |
Sobre o dia seguinte, 10º dia, não tem muito o que dizer, acordei e fui pegar o vôo para o Brasil. Foi tranquilo, sem atrasos ou problemas.
Esta viagem foi maravilhosa! Deu tudo certo no roteiro, não tive nenhum problema (mecânico, doença, perda de vôo, etc). Conheci lugares maravilhosos. A Bolívia é um país de gente simples mas que irá te receber muito bem e com bons preços.
Obrigado por acompanhar nosso blog, espero que tenham gostado dos relatos desta viagem e as informações sejam úteis para sua viagem. Qualquer dúvida é só perguntar.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir