Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Norte da Argentina e Deserto do Atacama, planejamento, roteiro, dicas, preparativos de viagem


Olá Amigos, estou iniciando este post para trazer à vocês informações sobre a minha viagem ao Norte da ArgentiaAtacama durante o carnaval de 2013. Esta viagem passou por Argentina e Chile. O roteiro básico  foi: Córdoba - Cafayate - Salta - Purmamarca - San Pedro de Atacama (Chile). Cerca de 3.000Km ida e volta.

Neste post, primeiro do nosso blog,  vocês encontrarão informações sobre o planejamento de viagem. O blog traz detalhes de cada lugar visitado, atrativos, meios hospedagem, restaurantes, links, mapas, coordenadas GPS dos principais atrativos, curiosidades, informações sobre as estradas, etc. Espero que seja útil para o planejamento de sua viagem. Qualquer dúvida é só mandar uma mensagem.

Córdoba, será o ponto de partida da viagem. A cidade acabou sendo uma escolha obrigatória, isso porque era o único destino da Argentina que  consegui passagens com 10.000 milhas. Culpa foi da minha total falta de planejamento, já que o esperto aqui decidiu fazer esta viagem de "fuga do carnaval!" de última hora. Mas até que a escolha acabou sendo ótima, e a partir de Córdoba iniciei o plano da viagem. Córdoba tem como principal atrativo o Bairro Jesuíta, eleito Patrimônio da Humanidade pela ONU.

Por falar em plano, para mim, planejar a viajem é tão divertido quanto viajar... coisa de doido? Sei lá. Acho importante aproveitar ao máximo as possibilidades de cada destino, conhecer seus principais atrativos e fugir das roubadas.
 
O roteiro foi então montado para uma viagem de carro, mas provavelmente se enquadraria à uma viagem de ônibus entre as cidades escolhidas. Particularmente, eu gosto de ter liberdade de ir e vir e, para isso, alugar um carro torna-se fundamental.  Mas, voltemos ao roteiro. Córdoba está próxima de algumas regiões muito visitadas no norte e oeste da Argentina, como Mendoza, Catamarca, Salta e Jujuy. Região ainda desconhecida por muitos brasileiros. A minha decisão foi seguir ao norte, para Salta e depois atravessar ao Chile para conhecer o Deserto do Atacama a partir de San Pedro de Atacama.

Cafayate é uma pequena cidade, o segundo pólo produtor de vinho da Argentina. O desejo de conhecer Cafayate surgiu das dezenas de relatos na internet e de reportagens  sobre a hospitalidade e beleza da cidade, além da reconhecida qualidade de seus vinhos. Além dos vinhedos, bodegas e restaurantes, bem próximo à cidade, existem atrativos naturais espetaculares como a Quebrada de Las Flexas e Quebrada de Las Conchas.

 Habla Español?

veja aqui algumas dicas de ESPANHOL para o viajante! 



Vinhas em Cafayate
 
Quebrada de Las Flexas - Que paissagem diferente...


Quebrada de Las Conchas - Estrada entre Cafayate e Salta



 

Salta Ponto de Partida Para o Norte da Argentina

 
Salta é o ponto de partida para quem quer conhecer as Maravilhas do Norte da Argentina. Como o destino final seria o Atacama, tivemos que deixar pouco tempo para esta belíssima região, clique aqui e veja os 10 lugares imperdíveis no Norte da Argentina. Um dia para Salta e outro para Purmamarca e Tilcara (estas duas últimas distantes 25Km uma da outra).

Em Purmamarca está localizado o Cierro de Las Siete Colores. Nas fotos vemos montes com cores espetaculares, será que é do photoshop? Não é! É um daqueles lugares que você tem que conferir de perto... Em Tilcara as coisas mais legais são as caravanas de lhamas (O ruim é se apegar ao bichinho e alguns dias depois ter que encarar um espetinho de lhama, tradicional lá no Atacama. rs...) e as ruínas Pucara de Tilcara (antigas ruínas de uma civilização pré-colombiana).

Salta

Cero de Las Siete Colores

Caravana de Llamas
Pucara de Tilcara

A partir de Purmamarca o plano será seguir viagem ao Chile passando pelo Andes através do Paso Jama (4.200m). Neste caminho existe um ponto que a estrada atinge 4.800 metros. A dica mais comum para "aturar" esta altitude é hidratação (bastante água) e o chá de folha de coca. Mascar as folhas e tomar o seu chá é uma tradição desta região altiplanica.    
 
Ah, outra dica, pode-se atravesser a fronteira com carro alugado. A reserva tem que ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência (pra papelada ficar pronta) e paga-se uma taxa de US$ 100 a US$ 200, dependendo da locadora. A nossa locadora foi a Sixt. Fizemos a reserva pela internet, onde conseguimos as melhores condições de preço e veículo.

Voltando ao plano de viagem, o caminho de Purmamarca ao Paso Jama (que marca a fronteira entre Argentina e Chile) passa por locais que, pelas fotos, devem ser incríveis, como o Salar Salinas Grandes e a Cuesta del Lipan. Este é um trecho da estrada com uma incrível subida de serra. Para se ter uma idéia, num trecho de apenas 17Km sobe-se quase 2.000 metros de altitude, chegando a 4.000m.


Adicionar legenda

Custa del Lipan
 
Salar Salina Grande


Paso Jama

San Pedro de Atacama é  o point para conhecer os encantos do Deserto do Atacama

A maioria dos passeios e serviços turísticos estão em San Pedro de Atacama. Os preços das hospedagens são salgados e foi difícil achar vaga nesta época, já que carnaval também é feriado para los hermanos chilenos e argentinos. As atrações mais importantes e conhecidas são: Salar de Tara, Vale de La Luna, Vale de La MuerteGeisers del Tatio e as Lagunas Altiplanicas


San Pedro de Atacama

Salar de Tara

Catedrales de Piedra - Salar de Tara

Lagunas Altiplanicas
 
Vale de La Muerte

Geisers del Tatio

De San Pedro de Atacama a viagem de volta a Córdoba  é longa... O primeiro trecho até Salta. No outro dia, de Salta a Córdoba,  mais 800Km, e... fim da viagem.

Acompanhem esta aventura no nosso blog.




Ruta ao Paso Sico

San Antonio de Los Cobres

Confira o dia a dia desta viagem a partir deste post AQUI que traz o primeio dia desta viagem maravilhosa. Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...</

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.