Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dicas de Segurança para Off Road, trilhas e condução de veículos 4x4

Algumas dicas importantes para condução no Off Road. Não é legal ficar preso ou sofrer um acidente na trilha ou no seu passeio off road.
 
 
 

 
As dicas abaixo foram compiladas pelo colega  Ricardo Loureiro "Loras", no site www.4x4brasil.com.br
 

DICAS GERAIS DE SEGURANÇA OFF ROAD

 
1- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA!!!!
Alguns pontos especiais:

- verifique o estado do seu cinto. Qualquer indício de mau conservação, troque-o.
- cuidado com os pontos e parafusos de fixação. Não adianta cinto de 05 pontas se a fixação não estiver adequada.
- cinto de segurança tem prazo de validade.
- cinto de segurança deve ser trocado após uma colisão mais séria.
- evite cintos de marcas desconhecidas e não aprovado nos testes adequados.

2- NÃO faça uso de bebidas alcoólicas durante trilhas, passeios, raids ou outros eventos fora de estrada.

A bebida diminui a atenção e a velocidade de resposta (reflexo) do ser humano. Deixe para comemorar depois da trilha... em casa, com segurança!!!

3- Faça um curso de Primeiros Socorros.

Invariavelmente, nas trilhas e passeios estamos afastados de hospitais e outros pontos de atendimento médico. Por isso é de extrema importância que todos tenham conhecimentos de primeiros socorros, para contornar a situação até chegar no atendimento definitivo. Não se esqueça, não basta somente uma pessoa saber... se ela for a vítima...

4- Tenha um kit de Primeiros Socorros na viatura.


5- Antes de sair sempre deixe avisado: dia e horário previsto de retorno, local da atividade, pessoas envolvidas.

Se possível, um telefone de contato de familiares das outras pessoas envolvidas, horário limite para espera em caso de não retorno (e início do plano de resgate).

6- Nunca faça trilha sozinho.

Os motivos são muitos. Em viagens muito longas e para lugares ermos o ideal é ir em grupo.

7- Procure trilhas e atividades compatíveis com o seu nível de preparação.

Respeite o limite de sua viatura. Tenha consciência de suas limitações técnicas, e não tenha vergonha de evoluir no esporte. Todos foram iniciantes um dia...

8- Filie-se a um Jeep Clube.

Jipeiros experientes podem lhe ajudar muito!!! Observe, aprenda e FILTRE. Motoristas mais "velhacos" também têm vícios... cuidado para não aprender atitudes erradas.

Além disso, o ambiente e as novas amizades dos clubes, são acessórios de fábrica em qualquer 4x4 que comprar!!!

9- Aprenda conceitos de mecânica básica

Aprenda e entenda o funcionamento de um 4x4. Saiba o que é motor, caixa de marcha, transferência, diferencial... além de tornar o passeio mais seguro, evita a compra de verdadeiras bombas... também permite "vistoriar" com mais critérios os serviços executados pelo seu mecânico. Na dúvida, pesquise no fórum, se não encontrar resposta, pergunte!!!
 

DICAS SOBRE O SEU VEÍCULO 4X4


1- Mecânica 100% em ordem!!!
 
Motor, câmbio, embreagem, freios, suspensão, elétrica... antes e depois da trilha, viagem ou expedição é fundamental uma inspeção minuciosa para garantir a diversão segura.

2- Preste atenção especial a adaptações.

Busque mecânicos qualificados e oficinas confiáveis para adaptações mecânicas em seu 4x4. Seja criterioso.

3- Tenha sempre o estepe calibrado e com tamanho adequado.

Muitas vezes, escondidos na viatura, esquecemos de calibrá-lo... na hora de usar, está baixo. Procure ter o pneu sobressalente no mesmo tamanho e desenho dos outros quatro. Em alguns casos especiais, isso pode ser desconsiderado.

4- Tenha sempre um macaco e chave de rodas.

De nada adianta o estepe se não estiver acompanhado dos seus companheiros...

5- Carregue uma caixa de ferramentas básica.

Nunca sabemos quando vamos precisar dela... seja para regular o carburador, ou trocar o rolamento. Ferramentas adequadas evitam o estrago desnecessário de parafusos, porcas e principalmente acidentes com as mãos dos mecânicos.

6- Verifique seu extintor de incêndio

Atente para o prazo de validade, o leitor de pressão (deve estar no VERDE) e para a data de revisão do mesmo. Compre extintores em locais com procedência, onde estejam estocados adequadamente.

7- É recomendável a instalação de uma chave geral.

Em caso de curto circuito, ela pode ser a diferença entre fósforo e fogueira...

8- Prenda todos os objetos no interior da viatura.

Em caso de colisão, eles podem se tornar armas voadoras letais!!!

9- Atenção especial à instalação de acessórios.

Quebra matos, guincho, pontos de ancoragem, bagageiros... são bonitos e embelezam a viatura. Mas além da beleza e funcionalidade, é preciso analisar criteriosamente se não comprometem a segurança dos passageiros e pedestres.
 
ESTE VÍDEO TRAZ ALGUMAS DICAS INTERESSANTES SOBRE OS EQUIPAMENTOS BÁSICOS PARA O OFF ROAD SEGURO.
 

 

DICAS PARA O MOTORISTA  NO OFF ROAD - TRILHAS 4X4


1- Pratique atividade física regularmente e tenha uma alimentação saudável.

De que adianta ter 1.000 precauções com o veículo e equipamentos se você tiver um pirepaque no meio da trilha?
 
2 - Use equipamento de proteção individual.

Especialmente ao manusear guinchos e efetuar reparos na viatura.

Não esqueça dos óculos, caso opte por andar com a capota/para-brisas abertos. Objetos voadores causam estragos consideráveis aos olhos.

3- Procure um calçado com solado aderente e se possível com boa proteção ao tornozelo.

Escorregões são incontáveis nas trilhas... uma entorse de tornozelo pode impedi-lo de retornar guiando a viatura de forma segura. Ajuda também a prevenir picadas de cobras...

4- Mantenha sua carteira de vacinação em dia.

Principalmente para febre-amarela (para viagens internacionais) e  antitetânica!!! Reforço a cada 10 anos...

CUIDADOS COM O USO DO GUINCHO


1- Instalação adequada

Utilize uma base de fixação e parafusos corretamente dimensionados e corretamente ancorados ao chassis. Ressalta-se a qualidade da instalação elétrica dos guinchos elétricos.

2- Cabo de aço / Cabo sintético

Dimensionamento correto para a capacidade do guincho e peso da viatura.

Depois da trilha revise minuciosamente o cabo. Desenrole completamente, e enrole de maneira que fique igualmente distribuído por todo o carretel.

Evite tração em sentido oblíquo ao guincho (de lado), pois o cabo pode "enroscar" se enrolado somente de um lado do carretel. Se isso acontecer, desenrole o cabo, enrole corretamente e continue a operação.

3- Cuidado especial com pontos de ancoragem

Naturais (árvores) ou artificiais (postes, âncoras, etc) devem suportar a força do guincho e o peso da viatura. Não passe o cabo diretamente no tronco da árvore. Você pode matá-la. O correto é sempre proteger com uma cinta, para não danificar a camada externa onde corre a seiva. Os pontos de ancoragem das viaturas devem ser corretamente dimensionados e fixados.

4- Sempre use LUVAS ao manusear o guincho e o cabo de aço

5- Providencie um peso para colocar sob o cabo.

Em caso de rompimento do mesmo, o efeito chicote será minimizado e direcionado para o solo.

6- Defina a área de segurança.

Somente o operador do guincho e os motoristas dos jipes envolvidos devem permanecer próximos da operação. A área de segurança pode ser delimitada da seguinte forma. Imagine duas circunferências Uma tem como centro o guincho da primeira viatura e a outra o ponto de ancoragem da segunda. O raio delas corresponde a distância de cabo esticado. Nessa área imaginável (duas circunferências juntas), ninguém deve ficar!! Procure por objetos que prendem a viatura por baixo Pedras, troncos, etc. Se possível, prepare o terreno a frente das rodas, para evitar trancos

7- Não use o guincho como cinta de reboque.

Caso seu 4x4 quebre, não use o guincho para rebocá-lo. Ele não foi projetado para isso.

8- Não use o guincho para elevar / mover PESSOAS.

Como todo equipamento, ele está sujeito a quebras. Às vezes imprevisíveis...

9- Guincho não é o único recurso disponível.

Prepare o terreno a frente das rodas. Cheque se não há troncos, pedras ou outros obstáculos que prendem o 4x4 por baixo. O uso do guincho deve ser criterioso. Muitas vezes é usado para ganhar tempo... pois é mais fácil arrastar no guincho que cavar um pouco mais...

10- Proteção do parabrisas

Levantar o capô do carro fixo, que usa seu guincho para rebocar o outro atolado, pode impedir danos ao operador, caso o gancho seja arremessado (em caso de ruptura ou se soltar do ponto de ancoragem).

Um comentário:

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.