Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Viagem à Bolívia e Uyuni. 1º Dia: Santa Cruz de La Sierra

Primeira escala: Santa Cruz de La Sierra 

Santa Cruz de La Sierra Bolívia
Catedral de Santa Cruz a Noite - Detalhe da bela arquitetura - Santa Cruz de La Sierra Bolívia


Santa Cruz de La Sierra foi o ponto de partida da viagem. Viajei com a Gol vindo do Rio de Janeiro com escala em São Paulo. Consegui comprar a passagens com milhas (bonus do cartão de crédito) faltando pouco mais de um mês para o carnaval. O aeroporto de Santa Cruz, Aeroporto Internacional Viru Viru, é simpático, seguro, limpo e organizado. Não tem aqueles caras que ficam enchendo o saco querendo fazer câmbio, carregar a sua bagagem, oferecendo serviços de transporte e turismo, etc. 

Aproveitei para fazer câmbio de Dolares para os Bolivianos (que é a moeda local). Ao contrário de outros países, aqui vale a pena fazer câmbio no aeroporto, foi a melhor taxa que consegui na viagem, foram 8x1, ou seja 8 bolivianos por dólar. Em Uyuni essa taxa foi de 6x1.
Aeroporto Intenacional Viru Viru - Santa Cruz de La Sierra
Os taxis que levam a cidade são bem velhos. Todos Toyotas dos anos 1980 e 1990 e bem detonados. Pelo menos o preço é tabelado e barato. A corrida fica em 60 B$ (Bolivianos), cerca de R$ 15 por um longo trecho entre aeroporto e Centro da Cidade (cerca de 40 minutos). Assim, apesar de velhos, os taxis são uma boa opção de transporte em toda a Bolívia, são muito baratos.

A verdade é que estive de passagem na cidade (na ida e na volta a Uyuni) e conheci muito pouco de Santa Cruz, a cidade mais rica da Bolívia. A parte que conhecemos foi a área mais central da cidade (e que deve ser a região mais interessante em termos turísticos). Fiquei numa boa pousada, chamada Hostal Residencial Inkandire (40 US$). 

Esta pousada foi um achado. O quarto era amplo e com banheiro privativo (existem outra opções com quartos e banheiros compartilhados), ar condicionado split, wifi. O melhor era a sua excelente localização, a cerca de 30 metros da praça central da cidade, a Plaza 24 de Setiembre. Fiz a reserva pelo site Booking.Com. Recomendo esta pousada (veja as fotos abaixo), principalmente pela localização central e privilegiada numa cidade grande e tumultuada como Santa Cruz.
Residencial Ikandire - Santa Cruz de La Sierra
Residencial Ikandire - Santa Cruz de La Sierra
Depois de acomodado fui dar uma caminhada pela praça 24 de Setembro e a sua bela Catedral. A Catedral de Santa Cruz é o principal cartão postal da cidade, belíssima, toda de tijolinhos vermelhos e  com clara influência da arquitetura colonial espanhola.
  
Catedral de Santa Cruz, bela arquitetura de origem espanhola - Santa Cruz de La Sierra Bolívia

Catedral de Santa Cruz a Noite - Bela Iluminação - Santa Cruz de La Sierra Bolívia
Catedral de Santa Cruz a Noite - Bela Iluminação - Santa Cruz de La Sierra Bolívia
Neste 1º dia, à noite, jantei no restaurante do terraço do Hotel Senses, chamado Restaurante Terrazas. Este hotel fica praticamente colado à Catedral de Santa Cruz e tem uma belissíma vista panorâmica. A comida e o atendimento são excelentes, Eu comi um prato típico boliviano. Uma espécie de risoto de charque (carne de sol), acompanhado de banana frita e ovo pochet (2ª foto). Estava delicioso! Provei a cerveja local, a Huari, boa cerveja!
Santa Cruz de La Sierra - Jantar no Restaurante Terrazas (Hotel Senses)
Santa Cruz de La Sierra - Jantar no Restaurante Terrazas (Hotel Senses)
No dia seguinte segui viagem para Sucre (de Avião) e Uyuni (de Carro). Acompanhe aqui no blog estas aventuras.

Acompanhe ! Curta! Compartilhe! Sinta-se a vontade para tirar dúvidas e fazer perguntas, serão todas respondidas :)





LINKS ÚTEIS:





https://www.facebook.com/viagensaamericadosul




5 comentários:

  1. Pauline Borba Aguiar28 de março de 2014 às 11:07

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Este espaço não deve ser utilizado para promoção ou divulgação de sites, produtos ou serviços.