Documentos, segurança, estradas, combustível, navegação, ou seja tudo que é necessário para dirigir na Bolívia
Estrada entre Sucre e Potosi - Bolívia |
Documento para dirigir e Documentos pessoais
Segundo a legislação boliviana se você for dirigir no país precisará da Permissão Internacional para Dirigir - PID. Assim, diferente de outros países do MERCOSUL (Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) a Carteira Nacional de Habilitação brasileira não é "oficialmente" aceita pelas autoridades bolivianas. Mais informações sobre PID veja AQUI.
Eu tirei e PID rapidinho, em menos de 48 horas (no RJ). Mas na minha viagem a Bolívia ne Uyuni não me pediram a PID. Fui parado na estrada uma única vez, e mostrei a carteira de motorista brasileira e o policial olhou e mandou seguir viagem.
Além disso, será necessário o passaporte com validade de pelo menos 6 meses e carteira de identidade (emitida a menos de 10 anos).
Eu tirei e PID rapidinho, em menos de 48 horas (no RJ). Mas na minha viagem a Bolívia ne Uyuni não me pediram a PID. Fui parado na estrada uma única vez, e mostrei a carteira de motorista brasileira e o policial olhou e mandou seguir viagem.
Além disso, será necessário o passaporte com validade de pelo menos 6 meses e carteira de identidade (emitida a menos de 10 anos).
Modelo da PID |
Documentos para entrar com seu veículo próprio e transitar na Bolívia
Para entrar com o seu próprio carro ou moto na Bolívia, além dos documentos pessoais listados acima, será necessário: 1) Documento do carro no nome do condutor; 2) Contratar um Seguro Internacional Contra Terceiros ou Carta Verde que você contrata em qualquer seguradora. Atenção, mesmo que o seguro do seu carro tenha "cobertura internacional" essa justificativa não será aceita pela polícia local. Eles querem ver a cadernetinha do seguro "carta verde" e fim de papo; 3) Realizar os procedimentos aduaneiros na fronteira boliviana. Leia com atenção as recomendações da Embaixada Brasileira na Bolívia porque você corre o risco de ter seu veículo apreendido e até perder a posse do veículo. Leia AQUI.
Aluguel de Carro na Bolívia
Se você preferir pode optar por um carro alugado, pois o preço do aluguel na Bolívia é bem mais barato que no Brasil, Chile e Argentina. As cidade de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La
Sierra são as que concentram o maior número de locadoras, inclusive as grandes locadoras internacionais (Site da Hertz Boliviana, Site de Avis Boliviana). A reserva pode ser feita por e-mail diretamente no site
destas empresas. Outras cidades como Potosi, Sucre, Oruro tem locadoras menores.
Eu aluguei o meu veículo em Sucre na BIZ Rent a Car uma empresa boliviana. O atendimento é personalizado, eficaz e a comunicação foi excelente (eu troquei cerca de 20 e-mails com o Pablo, gerente da BIZ). A Biz também tem escritório em Uyuni. A reserva foi feita por e-mail com o envio de documentos scaneados, não foi necessário pagar nada adiantado. O carro foi um Suzuki novinho, ano 2013, com tração 4x4 e veio todo preparado para aventura com GPS, 2 estepes e 3 galões de gasolina cheios , veja na foto abaixo.
Eu aluguei o meu veículo em Sucre na BIZ Rent a Car uma empresa boliviana. O atendimento é personalizado, eficaz e a comunicação foi excelente (eu troquei cerca de 20 e-mails com o Pablo, gerente da BIZ). A Biz também tem escritório em Uyuni. A reserva foi feita por e-mail com o envio de documentos scaneados, não foi necessário pagar nada adiantado. O carro foi um Suzuki novinho, ano 2013, com tração 4x4 e veio todo preparado para aventura com GPS, 2 estepes e 3 galões de gasolina cheios , veja na foto abaixo.
Suzuki alugado na Biz Renta a Car. Equipado para Aventura !!!! |
Abastecimento de combustível
Uma lei boliviana estabelece que estrangeiros
devem pagar 300% a mais no valor do combustível. Esse regra parece ser mais rígida nas cidades maiores. Se você estiver com carro alugado (com placa
boliviana) esse problema é reduzido. Na minha viagem, abasteci em Sucre, Potosi e Uyuni sem problemas, pagando o mesmo preço que "os locais".
Outro problema é achar postos de combustível nas cidades pequenas do
interior do país. Pode ser problemático! Tem posto, mas pode não ter combustível, se tiver combustível pode ter fila quilométrica ou não aceitar cartão de crédito. E por aí vai. Então ande com dinheiro para o combustível e, sempre que possível, mantenha o
tanque cheio.
No meu caso, como escrevi acima, eu tinha 3 galões de combustível reserva e isso foi necessário pois fui para lugares isolados no sul da Bolívia, onde nem cheiro de gasolina existia. Leia o relato do amigo Mauro do Projeto Anima, que passou maus
bocados na busca por diesel, leia AQUI.
Habla Español?
Estradas na Bolívia
A malha rodoviária boliviana é bastante precária. Poucas rodovias do país são asfaltadas. O que torna o país um paraíso para quem gosta de off road.
Muitas estradas são de terrra ou estão em obras. A estrada que
liga Santa Cruz de La Sierra (cidade mais rica da Bolívia) a Sucre (capital
constitucional do país) ainda é de terra. Durante as obras as
empreiteiras têm autorização do governo para fechar completamente a estrada.
Algumas ficam fechadas por 12 horas!
O mapa, abaixo mostra os trechos asfaltados que são as linhas pretas, todas as demais são de terra ou rípio. O mapa está um pouco desatualizado pois o trecho entre Sucre, Potosi e Uyuni foi todo asfaltado em 2013.
O mapa, abaixo mostra os trechos asfaltados que são as linhas pretas, todas as demais são de terra ou rípio. O mapa está um pouco desatualizado pois o trecho entre Sucre, Potosi e Uyuni foi todo asfaltado em 2013.
---- Asfalto ---- Rípio ---- Terra
Outro período crítico ocorre em épocas de
chuva. É comum ter estradas interditadas por queda de barreira ou pelo aumento
do nível dos riachos e córregos que cruzam as estradas. Por isso, muita cautela,
deve-se buscar informações sobre os trechos que serão percorridos e evitar
estas armadilhas.
Polícia Boliviana
São comuns os relatos de pedidos de propina
pelos policiais bolivianos, principalmente aos estrangeiros. Lembre-se que propina em espanhol significa gorjeta, e assim a palavra em espanhol não é tão "amaldiçoada" quanto aqui no Brasil.
Em muitos casos
os valores solicitados são irrisórios quando convertidos em reais ou dólares mas é algo que
incomoda ao viajante. Para evitar aborrecimento muitos viajantes pagam o "cafezinho"
e seguem em frente, outros tentam negociar o valor ou solicitam um recibo do pagamento e, geralmente, são
liberados sem pagar nada.
Eu particularmente não tive problemas. Fui parado uma vez e mostrei a carteira de motorista brasileira e fui embora sem amolação. O fato de estar com carro boliviano (alugado) ajuda, com certeza os carros com placas estrangeiras são um "alvo" preferencial.
Antes de se aventurar no Salar de Uyuni, tenha cuidado e atenção. Leia as dicas para dirigir com segurança no Salar de Uyuni: CLIQUE AQUI
Acompanhe aqui no blog nossa aventura na Bolívia, em Uyuni e Reserva Eduardo Avaroa.
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Excluirolá, estou planejando em ir no final de ano até La Paz com carro próprio, mas você cogitou em pagar 300 % a mais no preço da gasolina, isso me assustou, pode explicar melhor ou algum lugar em que possa me referenciar melhor, obrigado
ResponderExcluirIsso existe mesmo, a gasolina é subsidiada pelo governo e para estrangeiros não tem subsidio, mas o preço mesmo assim fica barato. O controle é mais forte na fronteira, nas cidades vc abastece com o "preço boliviano"
ExcluirBom dia, quero me deslocar até Cochabamba de carro, porém este carro não está no meu nome, será que com uma procuração do proprietário seria possível me deslocar a Bolívia ?
ResponderExcluirEu não me arriscaria..
ExcluirOlá, pretendo ir até La Paz, qual melhor caminho partindo de Corumba, e é mesmo como vc diz, tem pouco asfalto?
ResponderExcluirNunca fiz essa rota, mas as informações que tenho são que o caminho entre Corumbá e La Paz é todo asfaltado. A rota sai de Corumbá, Sta Cruz de La Sierra, Cochabamba, La Paz. O trecho entre Corumbá e Sta Cruz é perigoso, são 700 Km tente fazer direto (leve combustível), evite parar em postos de gasolina e não informe seu roteiro, mesmo para policiais, eles tem "esquema" com ladrões de carro. diga que vai pra outro caminho, outra cidade.
ExcluirNunca fiz essa rota, mas as informações que tenho são que o caminho entre Corumbá e La Paz é todo asfaltado. A rota sai de Corumbá, Sta Cruz de La Sierra, Cochabamba, La Paz. O trecho entre Corumbá e Sta Cruz é perigoso, são 700 Km tente fazer direto (leve combustível), evite parar em postos de gasolina e não informe seu roteiro, mesmo para policiais, eles tem "esquema" com ladrões de carro. diga que vai pra outro caminho, outra cidade.
ResponderExcluirOlá Vicente!
ResponderExcluirTo com uma dúvida e uma dificuldade cruel. Se não existe Carta Verde para a Bolívia, como consigo uma? Faço como se fosse para outro país só para o policial ver? No caso de um acidente não adiantaria muito coisa, né...
Obrigado!
Diogo Janzen
Olá amigo, desculpe a demora na resposta.
ExcluirNão sei responder essa pergunta, porque usei carro alugado la.
Boa noite como faço para entrar na Bolívia com veiculo em nome de terceiro??? no chile e na argentina com procuração assinada em cartório autorizada pelo proprietário já basta... e na bolivia e peru ?? entra com autorização??
ResponderExcluirMuito obrigado
Att
Andrei
Olá amigo, desculpe a demora, não sei responder essa pergunta. Sei que é muito complicado viajar com carro em nome de terceiros...
ExcluirQuero entrar por Cáceres e ir a santa cruz com meu carro, queria saber se é perigosa essa rota e não tenho seguro , eu sou do norte de Mato grosso
ResponderExcluirPelo que já li é perigosa sim, se seu carro for um carro que "chame a atenção". O ideal é não parar em posto de gasolina e não dizer pra onde vai, nem mesmo se for parado pela polícia rodoviaria boliviana, diga uma rota errada, acho que a cidade de maior porte boliviana fica a 600km da fronteira.
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